quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Dubrovnik (um post onde não falo de mulheres)

Estou à imenso tempo para escrever algo sobre Dubrovnik, já passaram mais de 3 meses desde a minha estada lá, o que já deixa uma ideia.

Fiquei a melhor das impressões da Croácia e dos Croatas (das Croatas vou tentar nem falar ou a Marta mata-me). Talvez porque esperava encontrar um país diferente, que também encontrei, ou simplesmente porque a Croácia é, de facto, encantadora. Mas, de todos os locais que visitei, o que mais me encantou foi Dubrovnik. Dubrovnik é uma cidade linda, com mulheres lindas (cá estou eu de novo) e em praticamente tudo encantadora. Para quem não achasse que a cidade por si só bastaria, tem ainda, plantadas em seu redor, pequenas ilhas ao alcance de uma mão e que a rodeiam como uma elegante corte prestando homenagem à rainha. Bela e inútil prosa, vamos aos factos.

A parte antiga da cidade encontra-se dentro de uma antiga muralha de protecção, muralha antiga mas muito bem conservada. Aliás, quase tudo está muito bem conservado, isto porque a cidade foi parcialmente destruída durante a guerra, mas a reconstrução tem sido rápida e eficaz. Tirando alguma marcas de balas que se alojam ainda por algumas paredes, pouco mais se vê. Ainda bem, é preciso esquecer. Pena é que não seja assim por todo o país. Mas logo explicarei noutro post.

A cidade velha é bela como todas as cidades velhas, mais bela ainda do que muitas outras que não essas, além de bela é limpa, muito limpa. Não vou perder tempo com descrições inúteis, basta ver-se algumas fotografias. O interessante é ver que ao contrario de muitas outras cidades, Split por exemplo, o exterior da muralha de Dubrovnik é, também ele, muito bonito, harmonioso com o restante. Acho que é por isso que Dubrovnik é tão especial, pelo seu todo e pelos pequenos detalhes: as ilhas, a muralha, a limpeza e simpatia e as mulheres.... E as mulheres..., sei ao que me candidato, mas uma palavra para as belíssimas mulheres Croatas. Nos próximos campeonatos do mundo e Europa de futebol, Jogos Olímpicos ou Mundiais de Volleyball de Praia (sim, especialmente neste último), eu estarei lá, na primeira fila do televisor, a torcer para que as equipas Croatas cheguem à final e ganhem, e as Croatas, loucas de alegria, invadam o campo ou a pista histéricas e..., e é melhor ficar por aqui.

São lindas, todas, elegantes e distintas. Felizmente, também não investem muito em metros de tecido para as suas roupas, com aquele calor pudera, o que, parecendo e sendo, também tem o seu encanto. É claro que essas fotografias eu não vou postar. J

 

E este post volta a atestar a minha capacidade de falar de alguma coisa sem dizer rigorosamente nada. Este blog está a ficar a minha cara. J











Sem comentários: