sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A lição de Manzu

Tal como eu expliquei no primeiro post sobre Mombassa, o Manzu foi o meu guia pelas ruas de Mombassa, e foi com ele que eu aprendi uma importante lição. 

Estávamos a ver alguns miúdos a nadar numa espécie de foz de rio em Mombassa, uma foz larga mas onde o rio não chega, é o mar que entra. Eu perguntei ao Manzu porque estavam os miúdos a nadar de um lado ao outro, era uma distancia ainda grande, e ele explicou-me que estavam a treinar para uma importante prova anual de triatlo. Quis depois ele saber se eu sabia nadar, ao que respondi que sim, que sabia. Ele quis saber se eu vivia perto do mar. Vivo, e ele disse que então é normal, pois todos os que vivem junto ao mar devem saber nadar. Expliquei-lhe que não apreendi a nadar no mar, mas sim em piscinas, até porque o mar na zona onde eu moro é muito perigoso, e eu até prefiro nadar no rio. Ficou muito espantado.

- No mar é perigoso e tu nadas no rio?! Isso é porque lá vocês não tem crocodilos...

O que é um facto, e uma linda lição também. E eu, pelo sim pelo não, olhei para os lados e tratei de andar sempre bem longe da água.


Sem comentários: