segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Os tuc-tuc de Mombassa

Pelas ruas de Mombassa, por entre cheiros e cores, um som que não cessa fica no ouvido.

Tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, tuc-tuc, Em todos os locais e para todas as direcções, os tuc-tuc são o transporte mais seguro, e quase único, o transporte público oficial. Uma colorida e divertida alternativa aos táxis bem mais caros. Por pouco menos de meia bagatela é possível chegar a qualquer local de Mombassa, de forma rápida. A diversão começa no momento em que o tuc-tuc para e se regateia o preço da viagem. Depois é entrar e gozar o vento no corpo quente. Sentir os as pedras e os buracos na estrada, bem agarrado para não saltar fora. 

Não sendo uma cidade muito grande, longe disso, Mombassa sofre do mesmo problema que muitas outras cidades na zona em que se encontra. Estradas e rua precárias, ausência de uma qualquer política de transportes, e um claro problema de mobilidade.

Pelas ruas que dão acesso à cidade as fileiras de gente que caminham é muito superior ao transito de tuc-tuc. Por isso se diz que os pobres não teem pressa, porque caminham. Os precários tuc-tuc são, ainda assim, para os que tem a sorte os conseguir pagar. Como tudo em todo lado, com a diferença que aqui a bitola está colocada num nível muito próximo do zero. 


(Faltou dizer que os tuc-tuc são pequenas motorizadas Paigio cobertas e com dois lugares atrás. Mas que interessa?) 






Sem comentários: